"Deus não será maior se o respeitas, mas tu serás maior se o servires. " Santo Agostinho

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA



Inicia-se o mês de Setembro, um mês carregado da alegria da primavera e como centro das atenções, nas comunidades, a Bíblia.
A Bíblia é o livro nosso de todo dia. Uma das marcas mais significativas das nossas comunidades, tem sido a recuperação da Bíblia como o livro da caminhada. São inúmeras as iniciativas para que a Palavra seja conhecida. Mesmo assim, é importante dedicar o mês de setembro, para intensificar o estudo e a celebração da Palavra de Deus, da Escritura Sagrada. É como se a primavera aflorasse os corações daquelas e daqueles que amam a Bíblia.
Esperamos que você, sua família e a comunidade possam percorrer essa aventura e continuar abraçando, com maior garra, esse processo de adesão ao projeto de Deus-Trindade. E assim, enfrentar criativamente os desafios e, com generosidade e perseverança, ser sementes proféticas de transformação.

(Texto adaptado de: http://www.paulinas.org.br/sab/mes-biblia.aspx)

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE ESTE LIVRO TÃO IMPORTANTE NA VIDA DO CRISTÃO?


UM LIVRO ESCRITO EM MUTIRÃO

A Bíblia foi escrita por partes e em diversas etapas. Começou a ser escrita por volta do ano de 1250 a.C. - no tempo de Moisés - quando o faraó Ramses II governava o Egito. A última da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista e apóstolo São João, por volta do ano 100 d.C. Portanto, foram necessários 1.350 anos para a Bíblia ser escrita.

NO QUE FOI ESCRITA A BÍBLIA?

No tempo em que foi escrita não existia papel como hoje, muito menos impressoras. Assim que, a Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.


CERÂMICA - conhecida como a arte mais antiga da humanidade. o barro servia para fazer desde vasos, até chapas, nas quais se escrevia. Muitos textos bíblicos foram escritos nesses "tijolos".







PAPIRO - planta originária do Egito. Nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chegando até a altura de 4 metros. Do Egito o papiro passou para a Síria, Sicília e Palestina (onde foi escrita a Bíblia). Do papiro era feita uma espécie de folha de papel para nela se escrever. Seu caniço era aberto em tiras e prensado ainda úmido. Tais folhas eram escritas só de uma lado e depois guardadas em rolos. Daí que veio a palavra BIBLIA: a folha tirada do caule do papiro chamava-se BIBLOS.
Fabricação do Papiro
Folha de papiro


PERGAMINHO - feito de couro curtido de carneiro. Começou a ser usado como "papel" na cidade de Pérgamo (importante cidade da Ásia Menor), pelo rei Éumens II 200 a.C. . Os egípcios, com inveja da grande importância da biblioteca de Pérgamo, não quiseram mais vender papiro para os moradores daquela cidade, por isso, o rei se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que foi a pele da ovelha. O pergaminho se espalhou rapidamente para outras regiões.





COMO A BÍBLIA ESTÁ DIVIDIDA E EM QUE LÍNGUA FOI ESCRITA


A Bíblia divide-se em duas (02) grandes partes: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT).
ANTIGO TESTAMENTO - é formado por 46 livros escritos a.C. Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico ou aramaico, menos o Livro da Sabedoria, I e II Macabeus e trechos dos Livros de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego.
NOVO TESTAMENTO - formado por 27 livros que contam a vida de Jesus e a formação da Igreja. O Novo Testamento foi escrito em grago, menos o Evangelho de São Mateus que foi escrito em aramaico.
Portanto, a Bíblia é formada por 73 livros. Sendo 46 Livros do AT + 27 Livros do NT.
O hebraico era uma língua do Povo Hebreu ou Povo de Deus. Era especialmente religiosa;
O aramaico era uma língua usada no meio diplomático.
No tempo de Jesus já não se usava mais o hebraico e sim o aramaico.

Na Bíblia a palavra TESTAMENTO tem o sentido de ALIANÇA (ANTIGA ALIANÇA E NOVA ALIANÇA). Assim, toda a Bíblia gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.

ALIANÇA - é um contrato muito especial. Um pacto de amor entre as pessoas. Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens.



No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal invisível, gravada na pedra e selada com o sangue dos animais (Decálogo - Dez Mandamentos)

No Novo Testamento a Nova Aliança é gravada no Espírito e selada com o sangue de Jesus.

A Nova Aliança, ao contrário da Antiga que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta de salvação trazida por Jesus.
A Antiga Aliança é a promessa; a Nova é a sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Novas Alianças. Ele é o "Alfa" e o "Ômega", o princípio e o fim de todas as coisas.

BÍBLIA, O LIVRO INSPIRADO POR DEUS


O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados (homens) registraram suas experiências de fé e de vida, inspiradas por Deus. Antes desses Livros serem registrados - TRADIÇÃO ESCRITA - tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração -TRADIÇÃO ORAL.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus
e útil para ensinar e para convencer, para corrigir
e para educar na Justiça, a fim de que o homem
de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras."
(2 Tm 3,16-17)

HAGIÓGRAFO - aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo.
Quando se fala em Livros Inspirados, entenda-se aqueles Livros que formam a Bíblia Sagrada. São os 73, reconhecidos oficialmente pela Igreja como tais. São chamados Livros Canônicos.
LIVROS APÓCRIFOS - são os Livros não inspirados. Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Seus escritos estão misturados com lendas e muita imaginação. Não fazem parte dos Livros Canônicos.

(Texto retirado de apostilha elaborada pela Paróquia Imaculada Conceição da Vila Resende)

NO PRÓXIMO POST CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE  O NOVO TESTAMENTO

Um comentário:

  1. A prateleira com a divisão dos livros está muito bonita, mais é protestante. Só tem 66 livros.

    ResponderExcluir